quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Comerciante de Guarapari diz que mineiro é ‘o pior turista’

É comum a gente ouvir que Guarapari é a praia dos mineiros. Mas alguns episódios nos últimos anos têm dado uma estremecida nessa relação. O último deles teve a dona de um quiosque na famosa praia do Morro como protagonista. Katia Melo Angieuski trabalha na cidade há mais de 30 anos e fez um desabafo no Facebook. O resultado: uma onda de críticas na internet.
“Guarapari, cidade lotada, muito sol e muita amolação dos meus conterrâneos mineiros”, escreveu a comerciante, que depois fez uma extensa lista de exemplos do que ela descreve como turistas que abusam dos favores, mas consomem pouco nos quiosques. “Me desculpem, mas não tem turista pior que o mineiro. Já morei em vários lugares do Brasil, e todos dizem a mesma coisa, não é só eu que falo isso”, publicou Kátia.

A postagem foi feita no sábado. E diante da repercussão, foi apagada em seguida. Entre os comentários estava o de uma mulher que prometeu mais amolação para a comerciante. Segundo ela, estará na cidade em janeiro com 42 acompanhantes. “Vou no seu quiosque com minha turma lá falar que somos mineiros e não vamos gastar nosso suado dinheiro com você”, dizia o comentário.

Ameaças. Na terça-feira (17), procurada pela reportagem, Kátia admitiu que fez a postagem e disse estar muito abalada com a repercussão negativa. Segundo ela, o texto foi escrito quando estava muito cansada. Agora, apesar de manter a opinião sobre os turistas, ela diz que se arrepende de ter especificado os mineiros. “Estava estressada e errei em ter colocado que era comportamento apenas do mineiro. Isso não é verdade. A maioria dos turistas é sem educação e faz tudo o que eu escrevi. Não menti, fui até corajosa, mas errei em ter falado apenas dos mineiros”, disse.
Ainda segundo a comerciante, ela está sofrendo ameaças. “As pessoas estão me ameaçando tanto nas redes sociais quanto pessoalmente. Falam que vou passar fome, pois é o mineiro que me sustenta. Fico triste, mas já tranquilizei meus funcionários de que isso não vai acontecer”, contou. Os mineiros são 25,58% dos turistas do Espírito Santo.
A Prefeitura de Guarapari afirmou que a comerciante foi infeliz em sua postagem e que esse tipo de opinião não representa o que a prefeitura pensa sobre os turistas mineiros. 
Quem são
Perfil. Os homens são a maioria dos turistas que visitam o Espírito Santo: 57%, frente a 43% das mulheres. Cerca de 25% dos turistas têm entre 26 e 35 anos e 23%, de 36 a 45 anos.
Outra polêmica
Pedágio. Há dois anos, o então prefeito Orly Gomes cogitou cobrar pedágio dos mineiros. O argumento era o agravamento da crise hídrica, depois desmentido. Após a repercussão, ele desistiu. Gomes também cogitou limitar o número de pessoas em casas de veraneio e impor um gasto mínimo de R$ 200 por dia aos turistas.

 

‘Já presenciei grosserias’, diz costureira

A costureira Maria do Socorro Lopes, 43, vai todo ano para a praia dos mineiros, é cliente de Katia Melo Angieuski e disse ter ficado surpresa com a postagem da dona do “Katia Lanches”. “Quando estou na cidade, sempre faço um lanche lá. Nunca aconteceu nada comigo lá, mas já presenciei várias vezes a falta de paciência de ambas as partes, tanto do atendente do quiosque quanto do turista. Isso não é só lá, em vários lugares da praia”, reclamou a turista.
Já a aposentada Júlia Maria Martins, 65, que aluga casas também na praia do Morro, afirmou estar temerosa com a repercussão negativa da postagem. “Mais de 80% das pessoas que alugam minhas casas são mineiras. Já sofremos com a queda (de turistas) na época em que o ex-prefeito falou mal dos pobres. Nos reerguemos e espero que isso não afete a vinda deles. São muito queridos e importantes para a economia local”, disse.

 

Subsecretaria diz que quer os visitantes 

Ao contrário do que disse a comerciante em seu desabafo, os mineiros são bem-vindos em Guarapari, garante a subsecretaria de turismo do Espírito Santo, Simone Modolo.
“Há anos os mineiros sempre nos prestigiam com a presença em nossos litorais, não só em Guarapari. A colocação da comerciante foi infeliz, e ela mesma já percebeu isso e retirou o post do ar. Queremos que os mineiros continuem frequentando nossas praias, se divertindo e aquecendo nossa economia”, disse.

 

Desabafo

“Guarapari cidade lotada, muito sol muita amolação dos meus conterrâneos mineiros ,mais pelo menos tá vendendo, menos mal !!Tem que ter saco ! Me desculpem mais não tem turista pior que o mineiro já morei em vários lugares do Brasil e todos dizem a mesma coisa ,não e só eu que falo isso e claro não são todos só a maioria ! E poucos que tem a coragem de falar como eu,tem cada caso que ninguém acredita coisas de mineiro ! E façam o favor de não criticar,só quem tá lá que sabe o que passamos falei tá falado!”
Depois enumerou os pedidos no mínimo curiosos.
1- me arruma 6 copos com gelo e limão ,tudo bem quantos refrigerante ? Nenhum ,como assim ? Já trouxe 1 litrão , hum.
2 - troca o alface pelo bacon ?
3 -quanto é uma panela de arroz ? Não pode vender arroz no kiosque , porque ? É lei da prefeitura só podemos vender porções ,mais do quê certo , almoço só no restaurante ,mais porquê vocês querem proibi de comer arroz não meu amor come o que você quiser eu não posso é vender a esse prefeito tá querendo o quê ? Que não voltamos mais aqui ,
4 - me empresta uma faca ?
5 enche essa piscina de água? ,a pia ta cheia infelizmente não da ai a insistência você tenta explicar e não aceita ainda sai te xingando ,
6 parte esse coco para mim ? Não tem facão ,não trabalho com coco , sai te xingando com força
7posso levar. Uma cadeira dessas para a praia de madeira em o meu amor tem um rapaz que aluga na areia é de praia , cés quer tomar dinheiro da gente de qualquer maneira 8 esquenta esse feijão p mim ou coloca no microondas
9me da um copo d'agua da torneira 10_troca 100,00 reais isso é mais de 50 pessoas por dia ,não tenho como não tem te xinga de novo
11 eu sou obrigado a pagar os 10% ? Isso o cara sendo servido na areia quente , claro que não mais você foi bem servido ? Muito mais não vou pagar, não sou obrigado ! Tá bom ,
12 descasca essa laranja para mim
13 me empresta 8 pratos e 8 garfos , isso é toda hora ,me empresta o fósforo ,me vende um cigarro é proibido vender cigarro,porque ? Te xinga de novo , e ai vai tem muito mais coisa de 8 horas da manhã até 9 h da noite tem muito mais ,tudo isso em um dia ! Tá com pena leva para você , mais amo Guarapari ah perai ,lembrei outra me da um balde com água pra mim tirar o Sal ou da banho na neném ! ! ! Pha !!! Para tudo cê ta de brincadeira comigo ,posso levar as latinhas ? Claro me arruma um saco grande! Claro a essa hora ta todos de saco grande e cheio .fuiiii !sem ofensas longe de mim !!!!!!!
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário