sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Busca de brasileiros para estudar em Portugal cresce 123%: Especialista explica o porquê

Igor Lopes explica sobre as razões que motivam o crescimento do interesse de brasileiros por estudar em Portugal, além das questões que podem ser empecilhos para esse processo



Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a procura de brasileiros por universidades portuguesas tem crescido nos últimos 5 anos, todas as categorias, doutorado, mestrado e licenciatura apresentaram aumento de 123% no período.


Esses dados, analisados juntamente com a informação que o Brasil é o terceiro país que mais leva jovens a estudar em Portugal, podemos notar que o interesse dos brasileiros por cursar uma faculdade no país lusitano tem aumentado nos últimos anos, mas o que estaria causando esse movimento? Igor Lopes, jornalista, escritor e CEO da Agência Incomparáveis, órgão de comunicação responsável por defender a comunidade luso-brasileira, explica.


Existem várias razões que levam os brasileiros a buscarem universidades portuguesas, sem dúvida, uma das principais é a valorização que o Brasil dá a um diploma obtido no exterior, pelo próprio componente teórico dos cursos, além da facilidade da língua”.


As dificuldades de estudar em Portugal

Apesar de todas as razões que impulsionam esse movimento de busca por universidades portuguesas, ainda existem diversos entraves para esse ingresso, o que pode impedir que esses números sejam ainda maiores.


As dificuldades começam na obtenção do visto, quem não tem nacionalidade portuguesa é quer estudar em Portugal, buscar o consulado, confirmar aceitação no curso, validação, carimbo do SEF, etc., é um processo burocrático que pode atrasar a ida ao país e causar a perda de algumas semanas de aula”.


Para além das questões burocráticas podemos citar as dificuldades de adaptação ao estilo de vida português, às condições climáticas, trato com professores, linha teórica, etc., que é necessário para ‘se sentir em casa’”, explica Igor Lopes.


Suporte a estudantes brasileiros em Portugal

No entanto, embora existam as dificuldades já citadas para que os brasileiros estudem em Portugal, há uma série de mecanismos que podem facilitar a estadia de estudantes brasileiros no país lusitano.


Existe a lei de reciprocidade entre Brasil e Portugal que facilita a emissão de visto para quem for estudar em algum dos dois países, o que ajuda a reduzir o processo burocrático”.


Além disso, há algum apoio estrutural durante a estadia em Portugal, como residências universitárias, contar com serviços de saúde pública apresentando documentos brasileiros, devido ao acordo entre Brasil e Portugal, há muita facilitação nesse sentido”, afirma Igor Lopes.

Sobre Igor Lopes

Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que “defende a comunidade luso-brasileira”. É Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, no Rio de Janeiro, pela FACHA; Possui especialização em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara, México, e em Comunicação Mediática Contemporânea, pela Universidade de Santiago de Compostela.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 

Nenhum comentário:

Postar um comentário