sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Piolhos: especialista revela como acontece infestação por insetos nos cabelos

O piolho é um inseto que vive em nosso cabelo e se alimenta do nosso sangue. Falando assim, parece até ser algo difícil de acontecer, mas, ao contrário disso, a
infestação por piolhos, conhecida como pediculose, é uma realidade por vezes comum na infância por ser facilmente transmissível entre os pequenos.

De acordo com a cientista Jackeline Alecrim, o contágio pode acontecer através do contato direto ou através do uso de bonés, escovas de cabelo e até mesmo roupas contaminadas. Outro fato curioso, é que ao contrário do que muitos pensam, os piolhos são incapazes de voar.

A cientista Jackeline Alecrim também informou que um fator preocupante é que o uso irracional de produtos para combater os piolhos, vem provocando resistência desses ectoparasitas, que passam a desenvolver mecanismos de defesa, fazendo com que os tratamentos convencionais sejam inofensivos a eles.

“Outro fator preocupante é o uso de receitas caseiras perigosas e arriscadas, que incluem baygon e querosene, que podem ser tóxicas e perigosas para as crianças, que geralmente são as principais vítimas do problema”, alerta a cientista.

Ainda de acordo com a especialista, os Pediculus humanus corporis infestam o corpo e geralmente se relacionam a más condições de higiene, é mais frequente entre pessoas que vivam em situação de vulnerabilidade ou em espaços limitados.

“Outro espécie de piolhos é o Phthirus púbis, que se alojam na área genital e são transmitidos por meio de relações sexuais. Eles também podem se alojar nos pelos do peito, das axilas, barba e até nos cílios”, disse.
Ainda sobre Jackeline Alecrim

Jackeline é graduada em Farmácia e possui especialização em Cosmetologia Avançada, Fitoativos e Farmacologia Clínica. Atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento e posicionamento mercadológico de cosméticos e dermocosméticos científicos inovadores, consultoria científica e empreendedorismo estratégico. Além de ampla experiência no ramo de educação superior como docente de disciplinas como Cosmetologia, Farmacologia Clínica, Química Farmacêutica e Empreendedorismo em saúde, área na qual atuou por 9 anos.

Assistente de Assessoria
Paula Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário