sábado, 24 de setembro de 2022

Luz no fim do túnel: estudo aponta alternativas para tratamento da Alopecia Androgenética

A famosa calvície é um problema que assusta e até perturba milhares de homens e mulheres ao redor do mundo. No entanto, o problema parece estar cada vez mais próximo de ser resolvido: um estudo revelou alternativas tópicas para o tratamento da Alopecia Androgenética. 

A autora do artigo é a cientista brasileira, Jackeline Alecrim, que ressaltou a pouca aderência no uso de medicamentos por via oral para tratamento da alopecia e apresentou opções como shampoos elaborados especialmente para essa finalidade como sendo uma das formas de tratar a doença. 

O estudo

O estudo analisou diversos artigos científicos disponíveis na literatura médica mundial e elencou alternativas tópicas que apresentam alta capacidade de atravessar as barreiras do couro cabeludo e alcançar o folículo piloso através da entrega controlada de ativos, para combater o afinamento progressivo dos fios, a miniaturização folicular e a perda gradual de cabelo proporcionada pela alopecia androgenética. Foram identificados ativos promissores, que provocam o bloqueio da principal substância envolvida em quadros de calvície, a Diidrotestosterona, que é produzido pelo próprio organismo e que altera o funcionamento dos folículos de modo prejudicial, de pacientes que apresentam esta condição. 

“A calvície afeta homens e mulheres, sendo mais prevalente em homens e é também o tipo de alopecia mais comum que atinge ambos os sexos. Essa alteração dermatológica possui um grande impacto negativo no bem-estar social e psicológico dos pacientes e as alternativas tópicas cientificamente elaboradas, podem ser uma solução eficiente e prática, funcionando como excelentes adjuvantes no tratamento, já que os tratamentos orais podem provocar efeitos colaterais indesejáveis e não tolerados em alguns pacientes, colaborando para a não adesão à terapia”, confirmou o estudo. 

Segundo a pesquisa, os principais objetivos do tratamento da alopecia  incluem desacelerar a evolução da perda definitiva e do afinamento do cabelo, aumentar a cobertura do couro cabeludo e melhorar a qualidade e espessura dos fios. No entanto a inconveniência da utilização de medicamentos diários e os efeitos colaterais diminuem a adesão
do paciente ao tratamento com medicação de uso oral. 

“Em contrapartida, cada vez mais o uso de formulações tópicas se torna uma alternativa, incluindo formulações que utilizam bases especificas de shampoos, elaborados como veículo de carreamento de ativos para a via folicular, devido a ação positiva de seus tensoativos no rompimento das barreiras de sebo do couro cabeludo, demonstrando resultados promissores para o manejo da AAG, já que a biodisponibilidade dos ativos pela via folicular é extremamente importante para o tratamento.” 

Como é realizado o tratamento da alopecia androgenética pela via tópica couro cabeludo?

Segundo dados apresentados no estudo, as características fisiológicas do couro cabeludo favorecem o tratamento tópico para a biodisponibilização de ativos via folicular. Sendo que a região do couro cabeludo apresenta uma capacidade de absorção que chega a ser 8 vezes maior do que a pele, devido a via folicular. Desde de que observadas características físico-químicas das moléculas utilizadas, concentração de ativos e forma de aplicação, sempre associada à massagem no couro cabeludo para favorecimento da ativação da microcirculação local. 

“Outro fator importante a ser ressaltado é que a aplicação no comprimento dos fios não alcança efetividade fisiológica no tratamento da alopecia, desta forma todos os resultados apresentados na literatura disponível, referem-se a ativos veiculados através da aplicação tópica no couro cabeludo, fator essencial para a efetividade do tratamento tópico”, finalizou a pesquisadora responsável pela condução da pesquisa.

Ainda sobre Jackeline Alecrim

Jackeline é graduada em Farmácia e possui especialização em Cosmetologia Avançada, Fitoativos e Farmacologia Clínica. Atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento e posicionamento mercadológico de cosméticos e dermocosméticos científicos inovadores, consultoria científica e empreendedorismo estratégico. Além de ampla experiência no ramo de educação superior como docente de disciplinas como Cosmetologia, Farmacologia Clínica, Química Farmacêutica e Empreendedorismo em saúde, área na qual atuou por 9 anos.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 



Nenhum comentário:

Postar um comentário