domingo, 25 de setembro de 2022

Psicanálise e psiquiatria: Como elas atuam no tratamento de doenças mentais?

 Os transtornos mentais são psicopatologias complexas que exigem intervenções abrangentes, para isso é usada a combinação da psiquiatria e da psicanálise a fim de melhorar o diagnóstico e tratamento do paciente



Atualmente, a saúde mental tem sido bastante discutida e as técnicas usadas para tratá-la, aprimoradas, mas apesar das novidades no tratamento de transtornos mentais, ele ainda se baseia em duas técnicas já utilizadas há muito tempo, a psiquiatria e a psicanálise.


Apesar de serem bem famosas e bastante utilizadas, poucas pessoas entendem suas raízes, suas funções e as diferenças entre elas, o artigo “O uso da psicanálise na psiquiatria”, escrito pelo Médico Psiquiatra Dr. Francis Morteira da Silveira, com orientação do PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, se aprofunda mais nesse tema e mostra como as duas ciências trabalham juntas no tratamento de transtornos mentais.


Porquê combiná-las?

A psiquiatra é responsável pelo diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, a técnica é uma das principais utilizadas no tratamento dessas disfunções mentais, já a psicanálise analisa o papel do inconsciente nas nossas atitudes, o que é de extrema importância na fase de diagnóstico e compreensão dos efeitos desse transtorno no paciente.


A psicanálise é parte fundamental da psiquiatria contemporânea, visto que novas técnicas são desenvolvidas e estudadas pelo avanço no controle e na compreensão de problemas deste carácter através das ciências e da medicina moderna no segmento psiquiátrico”.


Torna-se necessário demonstrar que tanto em casos iniciais quanto intermediários e até mesmo em sintomas tidos como severos, os profissionais da psicanálise e da psiquiatria devem trabalhar de maneira harmoniosa”.


Psicanálise e psiquiatria no diagnóstico de transtornos mentais

A relação entre as duas áreas fortalece a capacidade de ambas de identificar alterações que levam às doenças mentais, a psicanálise é muito focada na compreensão dos aspectos negativos do indivíduo, característica essencial para um diagnóstico.


Já a psiquiatria clássica atua em consonância com esse conceito, mas direcionando seus esforços para a entender as unicidades e necessidades de cada indivíduo.


A combinação paralela das duas metodologias oferecem uma compreensão mais global para as circunstâncias dos transtornos mentais, facilitando o seu diagnóstico.


A partir destas vivências científicas, os métodos terapêuticos e médicos subsequentes passaram a ser enraizados majoritariamente no acompanhamento integral do paciente [...] o cenário contemporâneo avança demandando pela condução científica e médica, sobretudo na aplicação da psicanálise na psiquiatria para que em um futuro próximo os pacientes com transtornos mentais possam ser analisados sistematicamente de acordo com suas demais características e limitações”.



As doenças mentais estão sendo cada vez melhor compreendidas pela ciência e o seu conceito, mais bem aceito pela sociedade, e parte importante desses avanços foi a combinação de conceitos psiquiátricos e psicanalíticos para um melhor diagnóstico e tratamento, auxiliando na melhora do entendimento científico dessas psicopatologias.


Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário