terça-feira, 27 de setembro de 2022

Como uma pessoa com TDAH vê o mundo? Neurocientista explica

O cérebro de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade funciona de forma diferentes o que faz com que sua percepção do mundo seja única



O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - é um transtorno neurobiológico que acompanha um indivíduo por toda a vida, alterando funções cerebrais como a atenção, concentração, organização, reflexão e outros, o que afeta a sua forma de conviver e interagir com o mundo.


Como uma pessoa com TDAH vê o mundo

Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada.


É o que explica o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela.


Imagine a seguinte situação, Você vai passear de carro ou ir a um museu, você está maravilhado, olha para a esquerda, olho para a direita, quer ver tudo! Ao final do passeio você está totalmente cansado, esse é um ótimo exemplo imersivo de como funciona o cérebro de uma pessoa com TDAH, o cérebro do TDAH filtra muito pouco, ele está literalmente inundado de informações”.


Além da percepção do mundo, a forma de agir também é influenciada pelo TDAH, o cérebro funciona tão rapidamente que faz com que o corpo se mova antes da ação ser totalmente assimilada pelo cérebro.


Começamos a fechar a porta do carro antes de nosso corpo sair do caminho, resultando em hematomas, nós também colocamos nossa bebida em uma mesa, mas como já estamos nos virando antes de soltá-la, a bebida vem com a nossa mão em movimento e etc”. Explica Dr. Fabiano de Abreu.


Como o TDAH afeta o cérebro

O TDAH tem suas raízes nas formações genéticas do indivíduo, o transtorno afeta o lobo frontal do cérebro, região responsável pelo controle de impulsos e comportamentos socialmente inadequados, atenção, memória, planejamento e organização.


Essas alterações são mais comuns na infância e adolescência, mas também podem se manifestar na idade adulta, acompanhando o indivíduo por toda a via, mas com o acompanhamento médico e realização de ‘exercícios cerebrais’ os sintomas podem ser amenizados.


Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu

  

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela  Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.



CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 



Nenhum comentário:

Postar um comentário