segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O transtorno do selo de verificação e a sociedade moderna

 Necessitar da aprovação do seu trabalho pelas redes sociais pode significar um transtorno mental

O ser humano sempre precisou de aceitação social, mas com a expansão da internet, surgiram uma série de novas demandas que fizeram com que surgisse a necessidade uma ‘aprovação virtual’, advinda dos famosos selos de verificação.


Os selos de verificação são símbolos utilizados pelas redes sociais como forma de afirmar que determinado perfil é verdadeiro e que realiza operações lícitas, geralmente essa honra é dada apenas a perfis de pessoas públicas, grandes empresas, e perfis que contam com uma grande quantidade de curtidas e interações.


Por isso, ter o perfil marcado com o selo de verificação é o reconhecimento direto da rede social do seu sucesso na plataforma, o que o torna um objeto de desejo, mas muitas vezes também um objeto de obsessão.


A Síndrome do Selo de Verificação ainda não é chancelada pela comunidade científica, mas, de acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, ela é uma realidade e inspira cuidados.


É um transtorno ainda não chancelado, mas como doutor através das regras que me conferem, me sinto livre e confortável para criar esta nomenclatura com base no comportamento em muitos casos que lido em uma das minhas empresas, no setor das redes sociais. Foram mais de mil clientes e 400 selos de verificação através do trabalho realizado pela minha equipe”.


Transtornos de personalidade

Existem uma série de transtornos, chamados transtornos de personalidade dramáticos, que fazem com que o indivíduo apresente emoções intensas, fortes e instáveis, além de gerar auto imagens distorcidas e ego inflado, com um enorme desejo de ser percebido e depende da aprovação de terceiros, muitas vezes utilizando de artifícios e comportamentos dramáticos para isso.


Segundo o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o transtorno do selo de verificação apresenta diversos aspectos que o tornam um tipo de transtorno de personalidade dramática.


O transtorno do selo de verificação poderia ser enquadrado nos transtornos de personalidade dramáticas que tem como alguns sintomas: se fazer de vítima, pensar ter razão o tempo todo, manipulação, incoerência, memória prejudicada, dificuldade no foco atencional, oscilações de humor, selecionar culpados sem analisar a si mesmo, falta de empatia, provocadores, sensação de merecimento, inveja, arrogância, dentre outros”.



Existem algumas características que são muito relacionadas à síndrome, conheça algumas:


Narcisismo - Ego inflado e percepções distorcidas de si e do que representa


Oscilação de humor - Alterna entre a alegria ou tristeza rapidamente, muitas vezes, de acordo com o necessário para atingir seus objetivos


Desprezo das regras e leis sobre o selo definidos pela empresa Meta - O selo de verificação vem com uma série de responsabilidades embutidas, que garantem a idoneidade de quem o possui, mas os portadores da síndrome rechaçam essas leis ou selecionam as mais convenientes.


Inveja de quem tem o selo - O desejo obsessivo por reconhecimento se transforma em inveja por quem já possui o selo de verificação


Busca de atenção para suprir a falta da conquista - Nem sempre o indivíduo consegue o que quer e para compensar a falta do selo de verificação ele usa de vários artifícios apelativos e emocionais para chamar a atenção


Energia depositada em prol da conquista do selo - Todas as suas tarefas, por mais importantes que sejam, ficam em segundo plano, o indivíduo concentra todas as suas energias para adquirir o selo em detrimento das demais áreas da sua vida.


Após a conquista, o que fazer?


A busca obsessiva e incansável pelo selo de verificação finalmente dá frutos e o portador da síndrome finalmente alcança seu objetivo e consegue o selo de verificação no seu perfil, muita alegria, muita exposição do seu feito, muito arrogância, mas o que acontece depois?


Após algum tempo, depois de passado o pico de dopamina, a posse do selo se torna algo habitual e soa como algo natural, uma coisa que ele não pode aceitar (ser comum).


Após adquirir o selo, há uma desmotivação e abandono parcial da energia que outrora era utilizada para a conquista do selo, causado por uma disfunção derivada da intensidade até a conquista. Podendo desencadear outros transtornos adjacentes ou até mesmo chegar à desmotivação e depressão”.


Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela  Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.


CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário