quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: neurocientista enumera cinco causas mais comuns do problema

Em meio a campanha Setembro Amarelo. Essa ameaça, ou atitude suicida, pode ser uma maneira de pedir socorro. Falando sobre o assunto, o Pós PhD em Neurociência, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, enumerou uma lista com as cinco causas mais comuns quando pensamos em motivos que levam algumas pessoas a, infelizmente, atentar contra a própria vida.

1- Depressão

"A causa mais comum de suicídio, pensamentos depressivos profundos são tipicamente acompanhados de uma sensação de sofrimento e um sentimento de desesperança em escapar da dor. É importante falar sobre a depressão, por mais desconfortável que seja, pois isso pode fazer com que as pessoas que sofrem dessa doença se abram mais e cresçam confiantes o suficiente para falar sobre sua dor", destacou.

2- Psicose

"Sabe-se que as doenças mentais causam suicídio por deficiência cognitiva. A esquizofrenia é um tipo de psicose frequentemente associada a tendências suicidas. As vozes internas ordenarão que indivíduos de outra forma funcionais cometam automutilação e devem ser tratadas para evitar que essas vozes se tornem muito autoritárias", falou.

3- Grito por ajuda

"Um pedido de ajuda ocorre quando um indivíduo que sofre de dor interna ou emocional, não consegue ou não alerta os outros ao seu redor e tenta o suicídio como último recurso. Em alguns casos, esses indivíduos selecionam métodos que acreditam que não os prejudicarão, mas muitas vezes são tragicamente mal informados", mencionou.

4- Acidentes


"O suicídio acidental é uma causa muito comum entre adolescentes e jovens adultos. Essa causa pode estar ligada a problemas de uso de substâncias e geralmente ocorre para aqueles que sofrem de um vício. A melhor defesa contra essa causa é buscar tratamento de desintoxicação ou recuperação do uso de substâncias", argumentou.

5- Isolamento social

"Comum em muitas faixas etárias, o isolamento social faz com que os indivíduos experimentem a solidão, uma das principais causas de suicídio, especialmente entre os homens. Muitas vezes, aqueles que vivenciam o isolamento social têm dificuldade em expressar seus sentimentos aos outros e se apresentar para admitir pensamentos suicidas. Devido à ameaça percebida de isolamento, um indivíduo recorrerá ao suicídio como forma de escapar", finalizou.

Para Fabiano, pessoas de todos os sexos, idades e etnias podem estar em risco de suicídio. Também conforme ele, Os principais fatores de risco para o suicídio são:

- Uma história de tentativas de suicídio;
- Depressão, outros transtornos mentais ou transtorno por uso de substâncias
Dor crônica;
- História familiar de transtorno mental ou uso de substâncias;
- História familiar de suicídio;
- Exposição à violência familiar, incluindo abuso físico ou sexual;
- Presença de armas de fogo ou outras armas de fogo em casa;
- Ter sido recentemente libertado da prisão ou prisão;
-Exposição, direta ou indiretamente, ao comportamento suicida de outras pessoas, como o de membros da família, colegas ou celebridades.

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FACMED - Faculdade de Medicina no Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México, membro FIEPS e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.


Adriana Quintairos
Follow Up | MF Press Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário