quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Combate e Prevenção à Trombose: médico lista 5 principais sinais da doença

Combate e Prevenção à Trombose. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu uma meta global para reduzir em 25% o número de mortes prematuras por doenças não infecciosas até 2025. Para isso é fundamental focar em medidas para redução da trombose, bem como no esclarecimento à população das suas causas e formas de prevenção.

Falando sobre essa questão, o cardiologista e especialista em marca-passo, Dr. Roberto Yano, explicou o que é Trombose Venosa Profunda (TVP). Segundo o médico, isso acontece quando uma veia da perna entope por um coágulo, que por sua vez acaba impedindo a passagem do sangue pelo vaso acometido.

Focando na questão da prevenção, o Dr. Yano elaborou uma lista com os 4 principais sintomas da trombose.

1- Inchaço nas pernas

"Imagina que as nossas veias são as responsáveis por trazer o sangue das pernas de volta ao coração. Agora por uma trombose, ou seja, por um entupimento em uma veia profunda da perna, o retorno venoso fica prejudicado, o que vai acontecer? As pernas vão começar a inchar. Junto com o inchaço pode ocorrer da pele da região afetada ficar endurecida", explicou.

2- Dor repentina nas pernas

"Junto ou até antes de ocorrer inchaço nas pernas, o paciente com trombose venosa profunda pode sentir dor. Aquele sangue represado na perna afetada, prejudica a irrigação sanguínea naquela região, podendo provocar dor, principalmente ao tocar ou apertar a perna afetada.", mencionou.

3- Vermelhidão

"Se além do inchaço e da dor repentina você notar que ela também está vermelha, é melhor procurar atendimento médico. É importante ressaltar que a trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave. Caso um trombo formado na perna se desprenda, ele passa pelo coração e, por fim, entope as artérias do pulmão, resultando no temido tromboembolismo pulmonar, ou infarto pulmonar, uma doença que pode ser até mais grave que o próprio infarto agudo do miocárdio", comentou.

4- Perna quente

"Outro sintoma característico da trombose venosa profunda é o calor na região. Você palpa e ela está quente, avermelhada, edemaciada e dolorida. Esses são os sinais e sintomas clássicos dessa patologia.", disse.
 
É importante ressaltar o que você deve fazer para evitar uma trombose. O primeiro a se fazer é manter-se bem hidratado. Evite ficar muito tempo sentado, principalmente em viagens longas. Faça pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana, se alimente adequadamente, não fume e se for consumir, beba bebida alcoólica com muita moderação.


Sobre Dr. Roberto Yano
 
Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB.
Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 1,5 milhão engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.
O principal objetivo do profissional é divulgar informações valiosas aos seguidores, sempre visando os preceitos do código de ética médica.

CEO Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email é acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 


Nenhum comentário:

Postar um comentário