quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Vereadora eleita é a 1ª brasileira a ocupar cargo eletivo nos EUA

Eleita vereadora de Framingham na terça-feira (7), Margareth Shepard será a primeira brasileira a ocupar um cargo eletivo nos EUA. A vitória é celebrada como um fato histórico por líderes da comunidade brasileira, que a veem como um primeiro passo no aumento de sua participação política no país adotivo.
Cinco brasileiros disputaram as eleições municipais no Estado de Massachusetts, onde fica Framingham. Candidata a prefeita, Priscila Sousa ficou em terceiro lugar no primeiro turno da disputa, realizado em outubro. 
Margareth disse que sua vitória é o resultado de um trabalho iniciado há três anos, com campanhas de “educação política” da comunidade e de registro de brasileiros como eleitores. Em sua opinião, esse processo tende a se intensificar e a se manifestar em outros Estados que possuem grande presença de imigrantes brasileiros, como Flórida e Califórnia.
“Minha eleição é um grande passo político para a comunidade imigrante, em especial a brasileira”, afirmou Margareth, que pertence ao Partido Democrata. Em sua opinião, os resultados de Framingham também mostraram rejeição à retórica anti-imigrante do presidente Donald Trump. 
“A vitória da Margareth é um marco e representa o começo da participação efetiva dos brasileiros na política”, disse o padre Volmar Scaravelli, da Igreja São Tarcísio, de Framingham, onde vivem cerca de 15 mil brasileiros. “Quando precisarmos conversar com a cidade, teremos uma representante que fala português e entende a nossa cultura e a situação dos imigrantes.”
Diretora do Grupo Mulher Brasileira, de Boston, Heloísa Galvão estava eufórica com a vitória de Margareth e do brasileiro Marcony Almeida, eleito para o Comitê Escolar da cidade de Everett, próxima de Framingham. “Nós tivemos cinco candidatos e conseguimos eleger dois.”
Há 25 anos nos EUA, Margareth trabalhou como babá e faxineira até montar uma pequena empresa de limpeza. Cerca de 30 membros de sua família vivem em Massachusetts, entre os quais seus pais e irmãos.
“Nós elegemos uma faxineira. A Margareth representa a maioria das mulheres brasileiras da nossa comunidade”, afirmou Heloísa. “Quando uma faxineira olhar para ela, verá que pode chegar onde ela chegou.”

A vereadora eleita iniciou sua participação política há cinco anos no Grupo Mulher Brasileira, em uma campanha pela aprovação de projeto de lei que autorizaria o Estado de Massachusetts a emitir carteira de motorista para imigrantes sem documentos. Apesar de a Assembleia Legislativa ser controlada por democratas, a proposta não avançou. “Naquele momento eu vi como é importante ter representação política”, ressaltou Margareth.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário