domingo, 26 de novembro de 2017

Servidor estadual amarga maior atraso para receber salário

A menos de um mês do Natal, parte dos servidores públicos do Estado segue sem receber a segunda parcela do salário referente a outubro, que deveria ter sido depositada no último dia 22. Esse é o maior atraso já registrado desde que o governo de Minas começou a escalonar os vencimentos do funcionalismo, em janeiro de 2016.
É a terceira vez que a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) remarca a data do pagamento. Agora, segundo o órgão, a expectativa é que a segunda parcela, paga a servidores que ganham acima de R$ 3.000, seja depositada somente na segunda-feira (27). “Apesar do esforço em cumprir o organograma do calendário de pagamentos, atrasos vêm ocorrendo em função do fluxo de caixa insuficiente”, informou a pasta.
A secretaria afirmou, ainda, que, até o momento, 80% dos servidores do Executivo, que recebem a segunda parcela do salário, tiveram os valores depositados em conta. A terceira parcela está agendada para o próximo dia 30 para funcionários que ganham acima de R$ 6.000.
Os 20% de servidores que ainda não receberam a segunda parcela são, na maioria, aposentados e comissionados, que são deixados por último na prioridade da Fazenda. Os primeiros a serem pagos são os servidores da Polícia Militar e os da Secretaria de Fazenda, categorias que já ameaçaram fazer greve caso não tenham os provimentos depositados de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo do Estado.
Servidores que estão entre os 20% a ver navios contaram à reportagem os transtornos financeiros que enfrentam com a falta de compromisso com o salário. “Ainda não paguei a prestação do meu apartamento, que venceu no dia 24 de novembro. Já tinha jogado o vencimento mais pro fim do mês contando com os atrasos recorrentes, mas agora foi demais”, disse um funcionário que pediu anonimato.
Segundo o servidor, que pediu para não ter o nome da secretaria em que trabalha divulgado, todos os colegas de seu setor estão com o mesmo problema: “As pessoas têm prestações caras de casa e carro que não foram pagas”.
Sem previsão

Cronograma. O Estado ainda não divulgou o cronograma do pagamento de dezembro e já avisou que não sabe como pagar o 13º salário do funcionalismo. Em 2016, o benefício foi parcelado.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário