sábado, 4 de novembro de 2017

Descoberto mecanismo que pode tratar ansiedade

O TEMPO

CÉREBRO


Concentração de neurotransmissor em área ligada à memória ajuda a controlar pensamento, diz estudo
PUBLICADO EM 04/11/17 - 03h00

LONDRES, REINO UNIDO. O cérebro precisa produzir uma substância específica na região associada à memória para que pensamentos indesejados fiquem sob controle. O achado, publicado nesta sexta-feira (3) na revista “Nature Communications”, é importante porque medicamentos que mimetizam a substância podem ser desenvolvidos para tratar transtornos como a ansiedade.
A substância encontrada trata-se de um neurotransmissor – substância que faz a comunicação entre neurônios. No caso da pesquisa, cientistas identificaram que o ácido gama-aminobutírico (Gaba, na sigla em inglês) precisa estar em altas concentrações para que pensamentos do passado fiquem sob controle. O Gaba é um dos principais neurotransmissores inibitórios do cérebro: ele tem por função inibir a atividade de algumas células locais.
IMPORTÂNCIA. “Nossa capacidade de controlar os pensamentos é fundamental para nosso bem-estar”, explica Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador na Universidade de Cambridge (Reino Unido), em nota. “Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes”, diz.
MÉTODO USADO. Participantes voluntários saudáveis foram convidados a decorar uma sequência de palavras sem nenhuma conexão (como, por exemplo, calvície-barata-norte). Depois, foram convidados a “lembrar” ou a “suprimir” a palavra de acordo com a cor apresentada: a cor verde era para lembrar, e a vermelha, para suprimir a palavra.
Foram usadas duas técnicas: a ressonância magnética, para observar a reação no cérebro, e a espectroscopia de ressonância, para obter o fluxo de substâncias químicas no processo de pensar/não-pensar. Os pesquisadores concluíram que o Gaba estava presente em altas concentrações dentro do hipocampo (região do cérebro associada à memória) quando a palavra era suprimida.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário