domingo, 19 de novembro de 2017

Bairro Cidade Nova homenageia o escritor mineiro Guimarães Rosa

Em memória aos exatos 50 anos da morte de um dos maiores escritores brasileiros, o mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967), foi inaugurada na manhã deste domingo (19) uma estátua em homenagem ao escritor, na praça que leva o nome dele, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte.
O presente foi oferecido pela Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais, com o apoio do Clube dos Oficiais da PMMG. Autoridades da polícia, familiares do escritor e o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil estiveram presente na inauguração.
A obra de revitalização do espaço, a cargo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), via Diretoria de Infraestrutura Urbana da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, durou 45 dias. A cerimônia de inauguração, com momento cívico e entrega do troféu Capitão-médico João Guimarães Rosa, está sob coordenação da Academia de Letras da PMMG.
Segundo o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) foi uma honra participar desta homenagem mesmo que a considerando tardia. "Um prazer estar aqui e presenciar essa honraria, mas isso devia ter feito há uns 40 anos. Demoramos demais para tomar uma atitude, este homem é um dos mais importantes do mundo e veio da nossa terra. Demoramos, mas antes tarde do que nunca", disse.
Para o Coronel comandante da PMMG, Helbert Figueró de Lourdes, a importância do evento é reverenciar o escritor e Capitão-médico o mérito de um dos melhores escritores do mundo. "É muito importante para a Polícia Militar deixar claro para a sociedade a grande importância de termos um mineiro tão relevante no mundo e que já foi oficial da nossa corporação", disse.
Segundo o coronel, em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, o escritor serviu como médico voluntário da Força Pública e, posteriormente, atuou como oficial médico no 9º Batalhão de Infantaria em Barbacena.
A escritora e filha de Guimarães Rosa, Vilma Guimarães Rosa Reeves de 86 anos, muito emocionada, esteve na praça no momento da inauguração da estátua de seu pai. "Não sei descrever esta emoção, meu pai amava esta praça. Ele está com certeza bem feliz com esta solenidade", disse.
Na cerimônia, na Praça Guimarães Rosa, está sendo entregue o Troféu Capitão-Médico João Guimarães Rosa ao comandante-geral da PMMG, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, prefeito Alexandre Kalil, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Raimundo Alves de Jesus, presidente da Academia Cordisburguense de Letras, escritora Vilma Guimarães Rosa Reeves, empresário Alberto Carlos de Freitas Ramos, deputado estadual coronel Edvaldo Piccinini Teixeira, professor Luiz Otávio Savassi Rocha, Academia Familiar de Letras Guimarães Rosa (Afal) e Francisco Guimarães Moreira Filho.
Estátua

O presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG, coronel Klinger Sobreira de Almeida, explicou que a estátua de 1,67m de altura, sobre um pedestal de 70 centímetros, feita pelo escultor Stamar de Azevedo Júnior, mais conhecido como Tazico, de Cordiburgo.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário