segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Semana no Palácio das Artes homenageia Guimarães Rosa

“As pessoas não morrem, ficam encantadas”. Os versos de Guimarães Rosa, tão emblemáticos, tão reflexivos e, ao mesmo tempo, tão puros, se tornaram a inspiração para o título de um evento que visa homenagear seu próprio criador. “Rosa Encantado” é uma ocupação que faz referência aos 50 anos da morte do escritor mineiro. A partir desta segunda-feira até o próximo domingo, o Palácio das Artes será a casa de várias manifestações culturais que dialogam com a obra do ícone literário.
A abertura acontece nesta segunda (27), às 19h, com a exposição “Nonada. Travessia”, que permanecerá até domingo na Galeria Mari’Stella Tristão. De terça em diante, cada dia contará com, no mínimo, mais uma atração. Nomes da música, como Titane e Celso Adolfo, farão shows na Sala Juvenal Dias. O Grande Teatro, o Teatro João Ceschiatti e o Café do Palácio das Artes serão outros espaços a receber personalidades ligadas ao teatro, à dança e à literatura para apresentações de espetáculos ou mesas de discussão. Tudo de forma gratuita.
Letícia Panisset, responsável pela exposição “Nonada. Travessia”– juntamente com Domingos Mazzilli – espera fazer jus, por meio de suas obras, à sensibilidade presente nas palavras do mineiro de Cordisburgo. “Faço um trabalho de design que passa pelo design cerâmico, mas também com pequenas arquiteturas. Algo muito sensível. E a exposição rodeia esse universo dele”, declara.
Residente em Goiânia há sete anos, o mineiro João Paulo e o grupo pelo qual faz parte, o Ateliê do Gesto, também estarão presentes nesta semana de culto ao novelista e romancista com o espetáculo de dança “O Crivo”, no sábado. “É um duo de 45 minutos, em um trabalho que funciona como se fosse um conto com dois sertões ou dois mundos diferentes. Não se trata de uma representação de Guimarães, mas sim, em algo inspirado nesse universo dele. É um diálogo por meio do corpo e dos movimentos, como se a gente tentasse elaborar uma construção de experiências a partir das leituras (de “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa)”, relata.
Cordas poéticas. No último dia 19, Celso Adolfo fez uma apresentação em Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa. Nesta quinta-feira, ele voltará a exibir sua série de canções “Cirandas de Sagarana”, baseadas no livro “Sagarana”, de 1946, na Sala Juvenal Dias.
“Esta apresentação é diferente, não porque seja feita com canções inéditas, mas por ser motivada por canções inspiradas no ‘Sagarana’. Corro riscos de toda ordem por me meter nisso sem ser convidado. Seria anormal se eu me sentisse totalmente seguro. Busco nas plateias alguma cumplicidade, paciência e o entendimento que me deixe firme diante dela”, afirma ele, que vive uma grande expectativa com relação à semana de homenagens a Guimarães Rosa.
“Certos elogios e comemorações nem sempre alcançam ou exaltam suficientemente grandes nomes. Mas precisam ser mantidos. Felizmente, com isso, Guimarães Rosa está vivíssimo”, completa.
Programação
Segunda-feira. Abertura da Exposição “Nonada. Travessia”, às 19h, na Galeria Mari’Stella Tristão. A exposição prossegue de terça (28) a sábado (2), das 9h30 às 21h, e no domingo (3), das 16h às 21h.
Terça. Titane, às 20h, na Sala Juvenal Dias.
Quarta. Mesa Literária, às 19h, no Teatro João Ceschiatti.
Quinta. Celso Adolfo, às 20h, na Sala Juvenal Dias.
Sexta. Café Literário, com Elisa Almeida, às 19h, no Café do Palácio das Artes.
Sábado. Bia Lessa fala sobre sua montagem de “Grande Sertão: Veredas”, às 18h; espetáculo de dança “O Crivo”, às 21h; ambos no Grande Teatro.

Domingo. Show de Egberto Gismonti, às 20h, no Grande Teatro.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário