segunda-feira, 13 de abril de 2020

Alongamento para idosos na quarentena

No momento em que estamos vivendo, é muito comum que sentimentos de ansiedade e estresse se sobressaiam, especialmente para os idosos. Afinal, eles fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, mas, como vemos no noticiário e no dia a dia, não tem sido tarefa fácil segura-los em casa, né?
Pensando nisso, o fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos, Bernardo Sampaio, reuniu algumas dicas de alongamentos que os idosos podem fazer nesse período de quarentena. Esses exercícios podem ser uma ótima desculpa para passar o tempo em casa com mais tranquilidade e claro, cuidando da saúde!
O que acha de trabalharmos esse conteúdo?



EXERCÍCIOS NA QUARENTENA: ESPECIALISTA DÁ DICAS DE ALONGAMENTOS PARA A TERCEIRA IDADE

A medida em que envelhecemos, o alongamento torna-se importante aliado para que o corpo permaneça flexível, móvel e, acima de tudo, independente.
O período de quarentena em razão do novo coronavírus mudou a vida de muitas pessoas pelo mundo. Estabelecimentos foram fechados, aulas canceladas e o trabalho remoto tornou-se uma nova opção para as empresas. Mas para os idosos, o isolamento social pode levar diretamente a uma deterioração da saúde mental e física caso não se mantenham ocupados e ativos. Segundo Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral, unidade de Guarulhos é necessário que as pessoas, especialmente da terceira idade sejam criativas neste momento, afinal existem diversos exercícios que podem ser feitos neste período para manter o corpo em atividade. “Todo pequeno movimento conta, mas com cuidado. Afinal, os idosos não tem a mesma vitalidade de um jovem e sendo assim, precisam ter uma rotina de exercícios mensuradas e adaptadas às suas condições.”
Para aqueles que já praticam esportes, manter a rotina de treinos diários em casa trará ainda mais benefícios, como: a melhora do sistema imunológico e também a liberação de hormônios do bem-estar. O exercício físico irá gerar benefícios tanto para a mente quanto para o corpo.
Ainda de acordo com o fisioterapeuta treinos de baixa e média intensidade são os mais adequados, tendo em vista que não exigem um tempo de recuperação tão grande. “Realizar alongamentos, sentar e levantar em uma cadeira ou até subidas em degraus de escada podem ser suficientes para manter a saúde em dia com os exercícios”. E pensando no bem-estar dos idosos o profissional reuniu algumas dicas de alongamento para realizar neste momento:

Dicas de alongamento:
- Respire fundo e expire lentamente enquanto alonga.
- Mantenha cada alongamento por 30 segundos para dar ao músculo tempo suficiente para relaxar.
- Não salte enquanto estica, pois isso aumenta o risco de lesões.
- Apenas estique até sentir tensão no músculo, nunca a ponto de sentir dor.
- Sempre se aqueça antes de alongar, movendo-se por 5 a 10 minutos, como caminhar.

Alongamento do pescoço
Manter a mobilidade do pescoço é importante para a postura e atividades como ler ou dirigir.
  1. Estique o pescoço, trazendo lentamente o queixo em direção ao peito e virando a cabeça de um lado para o outro.
  2. Mantenha cada posição por 15 segundos.
Alongamento do ombro e do braço
A mobilidade dos ombros é importante à medida que você envelhece para manter a independência em atividades como vestir-se ou tirar itens da prateleira.
  1. Estique os ombros e os braços segurando uma toalha em uma mão sobre a cabeça e deixando-a cair atrás da cabeça e nas costas.
  2. Pegue a outra extremidade da toalha com a outra mão e puxe-a suavemente até sentir um alongamento.
Alongamento do peito
Má postura geralmente faz com que os músculos do peito fiquem tensos. O alongamento adequado pode ajudar a alongar esses músculos, ajudando na postura.
  1. Estique o peito estendendo os dois braços para o lado, com as palmas voltadas para a frente.
  2. Volte com as mãos até sentir um alongamento no peito e na frente dos braços. Se tiver dificuldade em segurar os braços, use uma parede. Coloque a mão na parede e dê um passo à frente até sentir um alongamento suave no peito. Mude para o outro lado. Não exagere.
Alongamento do tornozelo
A rigidez do tornozelo é frequentemente uma causa do equilíbrio deficiente. Manter a flexibilidade do tornozelo é importante para atividades como caminhar e levantar e descer.
  1. Estique os tornozelos sentando-se em uma cadeira e lentamente movendo o pé para cima e para baixo e de um lado para o outro.
  2. Mantenha cada posição por 30 segundos e repita com o outro pé.
Alongamento do quadril
As pessoas da terceira idade - especialmente as mulheres - às vezes têm muita tensão nos quadris.
  1. Estique os quadris deitado de costas, trazendo um joelho para o lado do corpo.
  2. Descanse o pé contra a perna oposta e empurre suavemente o joelho dobrado até sentir um alongamento.
Alongamento das costas
Manter a mobilidade da coluna vertebral é importante para uma postura adequada.
  1. Estique a parte inferior das costas, deitado de costas, joelhos dobrados e pés juntos. Mantenha os pés apoiados no chão.
  2. Mantendo os joelhos juntos, abaixe as pernas para um lado, torcendo o tronco até sentir um alongamento. Segure e repita do outro lado.
O alongamento é essencial, porque ajuda a manter a flexibilidade do nosso corpo. “É importante que os idosos realizem alongamentos pelo menos de duas a três vezes por semana. Mas se a pessoa tiver alguma lesão muscular ou articular de cirurgia anterior é melhor contatar o médico ou fisioterapeuta para saber quais alongamentos são melhores para ele. Outra dica é: Nunca estique ao ponto de sentir dor ou prenda a respiração durante a atividade” Finaliza Bernardo Sampaio.
Sobre Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta (Crefito: 125.811-F), diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de coluna - ABR Coluna e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, de Guarulhos. Professor dos cursos de fisioterapia do Centro Universitário ENIAC (Guarulhos) e dos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo e no Instituto Imparare. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário