quinta-feira, 23 de abril de 2020

Romeu Zema falou sobre as ações no enfrentamento à pandemia em evento on-line da Amcham


O governador de Minas Gerais informou que sua equipe está preparando a reativação das atividades produtivas de forma segura e consciente, mas não deu previsão de quando a vida deve voltar ao normal
A Câmara Americana de Comércio reuniu nesta quinta-feira, 23 de abril, mais de 500 empresários em um evento on-line, com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O encontro digital, que integra a série de webinários promovido pela Amcham Brasil, por todo o país, teve como objetivo debater as medidas que o governo tem adotado para mitigar os efeitos gerados pela pandemia do Covid-19 no estado, abordou temas, como a flexibilização das leis trabalhistas, o isolamento social e os reflexos dessas ações para as empresas de diversos setores.

No encontro, o governador afirmou que Minas Gerais apresenta uma das taxas mais baixas de contaminação e defendeu a autonomia dos chefes municipais para definir regras referentes ao isolamento. "As cidades mineiras têm sido afetadas pela pandemia em níveis distintos. Enquanto algumas têm muitos infectados, outras não tem nenhum. Portanto, não devemos aplicar medidas uniformizadas", afirmou.

No entanto, Zema se comprometeu a produzir um protocolo de ações e distribuí-lo em todas as cidades. No documento devem constar diretrizes tanto para municípios em que a restrição deve ser mais rigorosa quanto para aqueles em que a proliferação da doença está mais controlada. Ele afirmou ainda que sua equipe está preparando a reativação das atividades de forma segura e consciente, mas não deu previsão de quando a vida deve voltar ao normal.

"O que podemos adiantar é que será um processo gradual, que afetará as pessoas de formas distintas. Atividades como as realizadas em refinarias, por exemplo, que exercem impacto importante na economia e não demandam grande circulação de pessoas devem ser retomadas com mais facilidade".

O governador afirmou que, apesar das dificuldades, a crise tem ensinado lições valiosas. "Com a dificuldade de adquirir novos respiradores, por exemplo, percebemos a importância de descentralizar a produção e logística de determinados produtos ou serviços. Não devemos ficar dependentes de outros estados em situações como essa", afirmou.

Sobre a ajuda às empresas durante a crise, o governador destacou o adiamento do pagamento de tributos dos empreendimentos que se enquadram no regime de tributação Simples Nacional e a disponibilidade de linhas de crédito especiais pelo BDMG. Zema se posicionou favoravelmente à algumas medidas adotadas pelo governo federal, principalmente no que se refere à flexibilização na legislação trabalhista, mas afirmou ser contrário a qualquer aumento de tributação. "A correção deve ser feita do lado da despesa, e não da receita", declarou.

O coordenador regional da Amcham em Belo Horizonte, Matheus Vieira Campos destaca a importância desse diálogo do governador com os empresários. "Nosso objetivo com essa conversa é unir forças para que o setor público e o privado cheguem a soluções que amenizem o impacto econômico e social provocado pela pandemia em Minas. Esse alinhamento será essencial para superar os desafios que ainda estão por vir e para a retomada econômica", ressalta.
A NECESSIDADE DE SOMAR
Nesta semana,  a Amcham lançou o movimento Soma - uma plataforma online que conecta necessidades do setor público com soluções e ofertas do setor privado indicando, em tempo real, itens prioritários para doação e compras governamentais. Além disso, a plataforma permite a troca de ofertas entre empresários, divulgando oportunidade de produtos ou serviços para se adaptar à situação atual. O Soma reunirá desde ofertas de consultoria gratuitas de gestão, jurídica e tributária, até ofertas online de ferramentas de gestão. 
"Para 38% dos entrevistados mineiros, o papel da Amcham neste momento deve ser de liderar movimento de compartilhamento de soluções entre governos, empresas e parceiros. Por isso, construímos esse movimento. Acreditamos que o amanhã é um direito e uma responsabilidade de todos. Nesta matemática, tudo importa", lembra a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas.
ATIVIDADES ONLINE

Em 30 dias, mais de 40 mil executivos buscaram as atividades online da Amcham Brasil ligadas ao enfrentamento da crise causada pela Pandemia na saúde e na economia, com necessidade de, de forma rápida e consistente, encontrar referências e soluções para suas empresas.

A maioria desses empresários buscou conteúdos sobre os impactos legais, financeiros e tributários, além dos em vendas, liderança de times remotos e redes de filantropia. Todas as atividades são online e, a maioria, com transmissão ao vivo e gratuita via Linkedin.
Mais informações:
Matheus Bongiovani
Assessor de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário