segunda-feira, 27 de abril de 2020

Páscoa durante a pandemia faz e-commerce aumentar faturamento em 377%

Elizeu Barroso Alves

Essa foi uma Páscoa nunca antes vista. Em tempos de isolamento social, ficamos separados na distância e mantivemos o espírito de presentear quem amamos. O relatório elaborado pela Ebit | Nielsen Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-Commerce Brasileiro”, publicado em 09 de abril, mostra que houve um aumento de 322% nos pedidos totais de ovos, chocolates, bolos, embalagens e formas para ovo de páscoa, e que o faturamento teve um aumento de 377%. Essa é uma boa notícia, em meio ao nosso noticiário com tantas notícias desanimadoras.
O que impactou positivamente esse aumento nas vendas foi a chegada de novos clientes que nunca sequer compraram on-line e se viram nesse contexto. Por exemplo, no dia 23/03/2020 houve um aumento de 45% de novos compradores. É um aumento exponencial de novos consumidores aprendendo a navegar nesse universo.
Empresas grandes, apesar de estarem preparadas, foram pegas de surpresa. Imaginem os pequenos e médios negócios. Foi uma situação de grande surpresa para todos. Minha vizinha, Dona Fátima, aprendeu a utilizar o WhatsApp e começou a vender seus deliciosos ovos por essa ferramenta — e ainda mandava entregar em casa.
O que faltou para ela — e até para algumas grandes lojas — foi conhecer as novas ferramentas e abordagens para as vendas on-line do mercado. Dentre os cursos existentes, o de Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter, é uma ótima alternativa, pois é voltado exatamente para essa nova realidade que estamos vivendo.
O curso habilita os profissionais para atuarem nessa seara dos negócios digitais, que já vinham em amplo crescimento e agora crescem de forma exponencial. O gestor de varejo digital, ou consultor de varejo digital, é capaz de promover a “experiência unificada” com estratégias de venda alinhadas para lojas físicas e virtuais.
Autor: Elizeu Barroso Alves é coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Varejo Digital e Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário