quarta-feira, 29 de abril de 2020

Assembleia promove debate sobre retomada da atividade econômica em Minas

Presidente Agostinho Patrus é mediador de discussões entre professora da UFMG e o secretário de Estado de Saúde, com participação de 70 parlamentares
Com mediação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), parlamentares e especialistas debateram, nesta quarta (29/4), a proposta do Governo do Estado para reabertura gradual de setores comerciais durante o isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

O evento foi realizado no Plenário da Casa, com a presença da presidente do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora e pediatra Cristina Alvim, e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A reunião teve como foco discutir o “Minas Consciente”, programa lançado pelo Governo de Minas para reativação da atividade econômica no Estado. Na reunião, deputadas e deputados manifestaram preocupação quanto aos impactos do coronavírus para saúde e economia. Os parlamentares apresentaram questionamentos sobre estratégias para flexibilização do isolamento social.

A realização do debate é fruto da cooperação técnica firmada entre a ALMG e a UFMG para troca de experiências sobre o novo coronavírus. “Considero este um momento importante de esclarecimento à população e de debate com os parlamentares para que todos possam formar opinião sobre um assunto de enorme importância”, avaliou o presidente Agostinho Patrus.

“É também uma ótima oportunidade para compartilhar conhecimento técnico com prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores das mais diversas regiões do nosso Estado, que têm pela frente decisões importantes a serem tomadas em relação ao isolamento e às economias locais”, completou o presidente da ALMG.

Debate fundamental

A especialista da UFMG, professora Cristina Alvim, também destacou a importância da cooperação técnica firmada entre as instituições. “A Universidade considera que é nossa missão estarmos a serviço da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a serviço da nossa sociedade, em especial neste momento que demanda de todos nós uma atitude de muita solidariedade”, afirmou.

Para o secretário Carlos Eduardo Amaral, o encontro foi uma “grande oportunidade” para expor novas ações de enfrentamento à pandemia. “Agradeço ao presidente Agostinho Patrus e aos demais parlamentares pela possibilidade de trazer esclarecimentos à sociedade”, concluiu. Também compôs a mesa de debate o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT). No total, 70 deputadas e deputados participaram do evento, sendo a maioria, remotamente.
Crédito (fotos): Victor Oliveira / ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário