quarta-feira, 29 de abril de 2020

Parceria em prol da educação: Instituto MRV e Instituto iungo promove soluções para os desafios do setor

Com objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil, o Instituto MRV idealizou e é o mantenedor do Instituto iungo. A iniciativa nasceu para conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação para formar e fortalecer redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências. Para a sua viabilização inicial contou com um investimento de R$3,6 milhões.  São parceiros do iungo o NAP/USP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais.


“Cada educador traz consigo um mundo de conhecimentos e de experiências, e esse universo se amplia na interação com os colegas ao compartilhar práticas e ao aprofundar sua formação”, diz Maria Fernanda Menin Maia, presidente do Instituto iungo, que explica que “A palavra iungo significa conexão, que é exatamente o que somos – uma rede de educadores conectados uns aos outros, que busca aprender e produzir conhecimento de modo colaborativo”.


O trabalho do Instituto iungo se organiza em três eixos interdependentes: realizar trilhas de formação continuada de educadores, empreender pesquisas sobre temas relevantes para a ação docente em parceria com universidades de referência e produzir materiais pedagógicos para apoiar o trabalho de educadores e estudantes. “Essas estratégias, simultâneas e complementares, favorecem os educadores a identificar e resolver problemas, aprimorar suas práticas, criar diferentes modos de ensinar, promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, diz Paulo Andrade, Diretor de Educação do Instituto iungo.

O projeto vai ao encontro dos ideais do Instituto MRV, que tem o objetivo de promover a transformação social por meio de projetos que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Estamos extremamente felizes com essa parceria que tem tudo para ser um grande passo em prol da educação no Brasil. “Acreditamos que os educadores são essenciais para a construção de uma educação de qualidade no nosso país, “diz Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV.


Sobre o Instituto MRV
O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso desde 2014, o braço social da MRV, desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1 % do lucro da companhia destinado para essas ações já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 510 mil pessoas em cinco anos.


Atenciosamente,


Analista de Comunicação | Assessoria de Imprensa| 
MRV  Marianna Moreira Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário